O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu 25% em Barretos. No primeiro semestre do ano passado, eram 4.324 empreendedores. Este ano, o número saltou para 5.408 MEIs, segundo dados do Portal do Empreendedor. A cidade segue a tendência nacional de crescimento. No Brasil já existem 8,6 milhões de microempreendedores.
Na avaliação do gerente regional do Sebrae-SP Rafael Matos do Carmo, com a crise e o aumento do desemprego, muitas pessoas encontram no empreendedorismo uma alternativa de renda. “A facilidade do MEI ajuda o empreendedor a formalizar o negócio sem grandes custos, mas só formalizar o negócio não garante seu sucesso. É preciso que os empreendedores busquem capacitação para fortalecer a empresa. A concorrência é grande e só sobrevive no mercado quem estiver preparado para enfrentar os desafios”, destaca.
Entre as atividades com o maior número de MEIs estão: cabeleireiros (576 MEIs), comércio varejista de vestuário e acessórios (433), obras de alvenaria (279), lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (191), promoção de vendas (149), outras atividades de tratamento de beleza (138) e fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (137), instalação e manutenção elétrica (130) e serviços ambulantes de alimentação (129).
O MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário em mais de 500 atividades, como costureira, diarista, pintor, cabeleireira, manicure, pipoqueiro, entre outras. Ele deve faturar no máximo R$ 81 mil por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado, que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.