Estão confirmados os 5 primeiros projetos inovadores que escolheram Barretos para testarem seus produtos e serviços no município
O Programa Sandbox – Inova Barretos é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Finanças em parceria com o Departamento de Informática, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Conselho Municipal de Ciência e tecnologia e Inovação. Nasceu com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios do município e incentivar a inovação aberta.
Foi regulamentado pelo decreto 11714/2023 e por meio de chamamento público nº 7/2024, o Programa abriu a possibilidade de projetos inovadores testarem os produtos e serviços no município, flexibilizando as licenças e alvarás. Os 5 projetos credenciados são da área de saúde, confirmado o forte arranjo produtivo local (APL) que temos neste setor.
“Essa é mais uma evidência da melhoria no ambiente de negócios oportunidades e incentivos à inovação que temos em Barretos. Fomos mais uma vez pioneiros no estado de São Paulo ao ser a 1º município a lançar um projeto de Sandbox regulatório”, disse Fernando Soares, secretário municipal de finanças.
Estamos falando de projetos do mais alto nível, como por exemplo o Epistemic, financiado pela CNPq e FAPESP e o Huna / HARENA que contemplam pesquisadores com publicação em revista cientifica Nature – uma das mais conceituadas do mundo, complementa o secretário.
Próximos passos
Finalizada a etapa de seleção de projetos, inicia-se a execução dos projetos no município. A responsabilidade pelo monitoramento dos projetos será do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Barretos, atualmente representado pelo seu presidente, Lucas Mustafá.
Mais informações podem ser obtidas pelo Portal do Programa Inova Barretos: https://inova.barretos.sp.gov.br/
Vejam os Projetos Credenciados no Programa Inova Barretos
Ativie – A Ativie nasceu para proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida de forma acessível através da inovação. Por meio de totens de led inteligentes instalados nos espaços públicos de lazer e de nosso aplicativo gratuito de autocuidado e bem-estar diário, visamos tornar as cidades em grandes centros de bem-estar para toda população.
Medme – A Medme Fisio é uma plataforma de telefisioterapia que auxilia na realização de intervenções individualizadas desde a triagem por complexidade, diagnóstico, até o tratamento, incluindo o acompanhamento do histórico dos pacientes. Utilizamos a inteligência artificial na correção dos movimentos, trazendo mais segurança e orientação ao paciente. Já a ciência de dados, atua como copiloto do fisioterapeuta para mais assertividade nos tratamentos. Fisioterapia em qualquer momento e lugar do mundo!
Harena – Hospital de Amor – Huna – O projeto, desenvolvido por Huna Ltda. e HARENA, em colaboração com o Hospital de Amor de Barretos (HCB), busca utilizar inteligência artificial (IA) e dados de hemogramas de rotina para aprimorar a detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa está alinhada ao Edital de Chamamento Público nº 07/2024, promovendo soluções inovadoras para enfrentar desigualdades no acesso à mamografia e melhorar a eficiência do sistema de saúde brasileiro.
Tia Bete – O projeto Tia Bete traz inovação e tecnologia ao cuidado com a saúde em Barretos. Criada para facilitar o manejo do diabetes, a ferramenta é gratuita e funciona diretamente pelo WhatsApp, sendo acessível para pessoas de todas as idades e níveis de familiaridade com tecnologia. Com o uso de inteligência artificial, a Tia Bete ajuda pacientes a monitorarem a glicemia, contarem carboidratos e calcularem doses de insulina, promovendo maior segurança e eficiência no controle da doença.
Epistemic – O Epistemic App é um aplicativo que é um diário de crises epilépticas para uso do paciente ou cuidador que está disponível no Google Play e na Apple Store para celulares com sistema Android e iOS. No aplicativo o paciente ou cuidador colocam os dados de crises, de medicamento e de hábitos diários do paciente. Com ele o médico consegue identificar quadro clínico, gatilhos das crises, aderência ao tratamento medicamentoso, e eficácia desses medicamentos.
Assimp-588-2024
Redação: Assessoria de imprensa