Barretos é uma cidade tranquila durante todo o ano – ou melhor, quase todo o ano. O cenário muda de figura na segunda quinzena de agosto, quando acontece a Festa do Peão de Boiadeiro. Durante onze dias a cidade é invadida por cerca de um milhão de pessoas que chegam em busca do evento country mais famoso do país.
Para receber e entreter tanta gente, a festa, que acontece há mais de 50 anos, tem programação intensa. São rodeios, dezenas de shows de música sertaneja e de artistas pop, baladas privadas e concursos de culinária típica.
O burburinho e o clima de azaração tomam conta da famosa Avenida 43, mas o epicentro do agito é o Parque do Peão, uma área de dois milhões de metros quadrados que abriga a arena em forma de ferradura projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, arquibancadas, palcos, camarotes, boates, ranchos, lojas, praças de alimentação, quiosques, parque de diversões e até um playground com monitores para a criançada.
Para entrar no clima country, vale apostar no visual. O comércio de Barretos é repleto de lojas especializadas em acessórios de couro, como cintos, chapéus e botas. Mas antes de investir no estilo, reserve a hospedagem – encontrar vagas em hotéis e pousadas na cidade durante a festa não é fácil. Caso esteja tudo lotado, apele para as cidades próximas, como Ribeirão Preto (130 km) e São José do Rio Preto (100 km).