Iniciativa é gratuita, aberta a toda a comunidade, com foco especial na participação de pessoas idosas
Com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis, integração social e melhoria da qualidade de vida, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) da Estância Turística de Barretos promovem grupos de atividades físicas gratuitos e abertos a toda a comunidade. As ações são acompanhadas por profissionais de Educação Física, com foco especial na participação de pessoas idosas.
Na USF Dr. Luiz Gonzaga Ferreira, por exemplo, os encontros acontecem toda segunda e quarta-feira, às 8h, na Quadra Poliesportiva “Dorivaldo Telles”, no bairro Gomes. O grupo já reúne cerca de 20 participantes, sob a supervisão do estagiário em Educação Física Rafael Saloio.
Segundo o educador, a prática de exercícios físicos contribui para a saúde do corpo e da mente, trazendo mais disposição e bem-estar. “O exercício físico dispara hormônios no nosso corpo que contribuem para a melhora da saúde mental, aumentam a disposição e reduzem as dores. A prática constante ajuda a movimentar as articulações, fortalece músculos e ainda promove a convivência, já que os participantes fazem novas amizades”, destacou.
Quem aprova a iniciativa é a aposentada Maria Ramos Barbosa, de 86 anos. “Já faz sete meses que comecei e estou bem, graças a Deus. Gosto muito daqui. Eu já tinha amizades e fiz ainda mais. O Rafael é um amor de professor, muito atencioso. Melhorei bastante e estou achando ótimo. Não largo mais”, afirmou.
Outro frequentador assíduo do grupo é o senhor Luiz Antônio Ferreira, de 74 anos. “Fui convidado a entrar nesse projeto e aceitei de imediato. O pessoal aqui recebe a gente muito bem”, contou.
Entusiasta do projeto, a coordenadora da unidade, Queila Cristina Moreira dos Santos, orienta os moradores de outros bairros a procurarem a UBS ou USF mais próxima para se informarem sobre os horários e locais das atividades. “Participe de uma atividade física. É bom tanto para o corpo como para a mente”, orientou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, também possuem grupos ativos as unidades dos bairros Nova Barretos, América, Derby Clube, Marília, São Francisco, Cristiano Carvalho, Los Angeles, Barretos II, Ibirapuera e CSU.
Fonte: https://shre.ink/Sdr8